sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007


Depois de tantas considerações sobre o apoio educativo é justo dizer que me parece bem a maneira como a nova educadora se tenta aproximar do Tomás. Claro que a personalidade do Tomás é mais de meio caminho andado, porque ele não a estranhou e apesar de estar com ela apenas uma vez por semana acho que já estabeleceu uma relação de proximidade.

O Tomás está numa fase muito proveitosa em termos de interacção com os irmãos e com outras crianças. Ainda agora, enquanto escrevo, ele brinca com o irmão do meio,civilizadamente no quarto, e embora a brincadeira seja mais ao pé do Nuno do que com o Nuno, a verdade é que já ficam os dois longos periodos a brincar literalmente um com o outro.

As brincadeiras do Tomás (e a educadora partilha desta opinião) centram-se essencialmente nos interesses dos irmãos. Ao Tomás não interessa jogos de encaixe, cubos para empilhar, nem nada do genero.............Gosta muito de carros, música, bolas, pintar, triciclo (sem pedalar) e bonecas................pois é a prima Matilde emprestou uma boneca para fazer jogo simbolico......e logo se tornou num dos brinquedos preferidos.