Há coisas pelas quais aguardamos, sabemos que mais cedo ou mais tarde irão surgir.......mas quase sempre nos surpreendem.
Sempre soube que o Miguel e o Nuno me iriam perguntar se (ou porquê) o Tomás era diferente......... Ao Miguel que tem 7 anos já fomos aflorando o assunto embora me pareça que para ele esse assunto não tem grande importancia, pelo menos para já. Por seu lado o Nuno que tem 5 anos esta semana já me perguntou 2 vezes quando é que o Tomás crescia e deixava de ser bébé? tentei dizer-lhe que o Tomás já não é um bébé....já anda, come sozinho, brinca, desarruma o quarto, zanga-se,...............tudo coisas que um bébé não faz!
No decorrer da conversa o Miguel decidiu encerrar o assunto dizendo ao Nuno:- tu tens 5 anos e às vezes falas à bébé?!
Esta conversa faz-me pensar nas diferentes maneiras como os irmãos possam possivelmente encarar a diferença do Tomás.......ainda é cedo para afirmações, mas está certamente na hora de preparar os 3 para o confronto que se avizinha com a sociedade.................
3 comentários:
Embora não tenha nenhuma experiência em irmãos mais velhos (o JP é o único que tenho), sei que os maninhos costumam agir como protectores...e enriquecem a sua experiência de vida. Outros há que reagem mal, envergonhando-se...que acredito que pela tua forma de educar, vais com certeza contornar esse tipo de reacções...Aos poucos poderás ir deixando escapar pistas...e eles perceberão, sem entenderem que "É ALGO ESTRANHO"...será a preparação mais acertada? É uma ideia que tenho, mas como te digo, não tenho experiência. Vai-nos dando nosticias sobre isso. Fico muito curiosa. Um beijinho muito amigo...
Como se costuma dizer "de pequenino ...", mas na minha humilde opinião acho que deves realmente explicar aos tês de uma forma clara, certamente encontrarás a melhor maneira de o fazer, e com muito amor e carinho.
A alcateia deseja tudo de bom para toda a familia e muitos beijinhos
Olá...
A Catarina nasceu depois... e sempre, desde que começou a comunicar lhe falámos do irmão... como algo tão natural quanto possível... Já conheçes o livro:"Crescer com um irmão Diferente". Espreita no meu blog.
Beijinhos
Enviar um comentário