Tomas Nunes Rey é o meu nome completo.
Vou Fazer 3 anos no próximo dia 19 de Fevereiro 2007!
Tenho 2 irmãos mais velhos.
Sou um Sindrome Down com uma personalidade muito Up.....
Tomás Nunes Rey is my full name.
I`m two years old.
(19th of February 2004)
Some say I`m Down but I feel very Up........
Quando nasci ninguém sabia que eu era uma criança com síndrome de Down. Três meses depois a minha hipotonia era acentuada e em conjunto com outros sinais suspeitou-se ser trissomia 21 e foi feito o cariotipo.......Confirmou-se o síndrome Down. Foi iniciado um processo de encaminhamento para várias consultas habituais Desenvolvimento, Cardiologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Fisiatria.
Felizmente com o meu coração está tudo bem. Não faço parte dos injustos números de crianças portadoras de trissomia com cardiopatias. Ainda estou sob vigilância e brevemente voltarei à consulta de rotina com o Dr. Primo.
Também ouço e vejo bem, embora sei que o acompanhamento nestas áreas tem de ser periódico.
Em termos de desenvolvimento tudo corria bem até à minha primeira infecção respiratória mais grave. Aconteceu por volta dos nove meses e durante os três meses seguintes tive várias bronquiolites VSR+, Adenovirus, Pneumonia Bacteriana, atelectasia bilateral.......estive ventilado, enfim passei por uma fase complicada. Tive alta definitiva em 11/02/2005, vim para casa com oxigénio que só deixei de forma permanente em Maio.
Depois veio a Primavera e o Verão e tudo foi diferente.
Claro que em Maio ainda não me sentava sozinho e o meu desenvolvimento mesmo tendo em conta o quadro de trissomia estava atrasado.
Mas eu estava com muita vontade de aprender e conhecer e para isso precisa de me mexer. Contei com ajudas muito preciosas. Eu estou inserido num programa do ME de apoio educativo e tenho uma educadora especializada em ensino especial que me acompanha, a nossa amiga Isabel.
Esqueci-me de dizer que em Setembro de 2004 fui para o infantário, mas infelizmente e apesar da minha fácil adaptação estive muito pouco tempo devido aos problemas respiratórios.
Em 2005 a minha mãe optou por ficar comigo em casa por acharem que os benefícios para a minha saúde nesta fase eram mais importantes.
Claro que eu brinco com os meus irmãos e primas e amigos por isso não me sinto só.
Para me ajudar também em termos motores e não só vou uma vez por semana ao Hospital Garcia de Orta onde a Terapeuta Graça me tem ajudado a perceber como foi bom sentar, pôr de joelhos, estimular respostas e mais recentemente andar...
Este Inverno já tive algumas crises embora mais controladas e menos graves para isso conto com ajuda da equipa de Pneumologia do HGO nomeadamente Drª. Paula Costa.
Entretanto tive muitos avanços quer a nivel motor quer a nivel cognitivo.
Antes do Verão comecei a sentar-me, a bater palminhas, entretanto faço outras gracinhas mais recentemente a chamada cara feia, digo adeus mesmo quando alguem chega, dou as coisas quando me pedem, gatinho apoiando-me nos cotovelos, ´ponho-me em pé sozinho e ando com apoio.
Estou a aprender a comer sozinho........não tem sido fácil...........é que de vez em quando também tenho mau génio.
Mais recentemente descobriram que tenho hipotiroidismo, enfim uma chatice para mim, que agora mesmo que acorde com muita fome tenho de esperar meia hora por causa do comprimido............
Sem comentários:
Enviar um comentário